EVENTO 2020


Com o tema A saúde do planeta Terra está em nossas mãos. O que fazer para prevenir mais doenças e desastres ecológicos? O Simpósio de Meio Ambiente é em evento voltado para todo o público interessado em conhecer e discutir as questões voltadas ao meio ambiente e aberto tanto para estudantes e profissionais do Campus como de toda a comunidade externa. A previsão de realização do evento público será em setembro deste ano, resguardando as condições frente à pandemia COVID19 o que pode implicar em alguma mudança de data.

O evento é composto por oficinas, minicursos, além de contar com a apresentação de trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa ou extensão. Para participar da apresentação de trabalhos, os autores podem optar por um dos eixos temáticos:

Eixo 1:
Coleta seletiva de materiais; Redução, Reutilização, Reciclagem.
Economia Solidária; Agroecologia; Bioeconomia.
Importância das florestas; Plantio de árvores nativas.
Alimentação saudável e combate ao desperdício de alimentos.

Eixo 2:
Mudanças Climáticas e suas consequências.
Doenças transmitidas pelo ar e causadas pela poluição.
Formas sustentáveis de utilização de combustíveis produção de energia.
A Terra como organismo vivo e a relação entre pandemias e poluição.

Eixo 3:
Uso sustentável da água; descarte de óleo e outros poluentes.
Tratamento de água e esgotos.
Doenças causadas pela falta de cuidado com a água.
Insegurança ambiental e caos social.



Os trabalhos poderão ser submetidos, no período a ser divulgado em breve, nos formatos de Resumo Simples ou Expandido. O modelo de submissão já pode ser baixado na aba Normas de Publicação ou no hotsite do evento e poderão ser submetidos após a inscrição. Os resumos podem ser submetidos por alunos de todos os cursos, por profissionais c do quadro do Campus Governador Mangabeira e por toda a comunidade externa. Podem ser projetos de ensino, pesquisa ou extensão realizados ou em andamento. Outra novidade é que Relatórios de Estágio que tenham relação temática também podem ser submetidos. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica. Para a participação nos minicursos, oficinas e palestras apresentados no evento o inscrito poderá optar durante a inscrição.