EDITORIAL


A sétima edição do Simpósio de Meio Ambiente vem à luz em um difícil momento de nossas vidas. Estamos em meio a uma pandemia causada pelo novo coronavírus. Adicionalmente, no Brasil, estamos vivendo uma instabilidade social, política e ambiental. As saídas para a crise atual deverão ser fundamentadas nos acumulados frutos da educação, da pesquisa, extensão e das diversas formas de conhecimento. Por isso, convidamos você a ocupar conosco este espaço de reflexão e debate que visa contribuir com a interrupção de um movimento retrógrado que pode nos conduzir à barbárie em um ambiente devastado.
Venha participar de capacitações e compartilhamento de ideias que permitirão o enfrentamento ao atual modelo de civilização que domina, explora e destrói os recursos naturais essenciais à vida. Vamos analisar como a atual voracidade humana pelo lucro e poder atua sobre a vida de seus semelhantes e dessemelhantes. Vamos examinar a nossa contemporaneidade.
A idealização e execução do VII Simpósio de Meio Ambiente combinou múltiplas áreas do saber, causando a integração e interação de profissionais de áreas diversas do conhecimento, mas com afeto único ao conhecimento particular de causas ambientais. Você poderá fazer parte, portanto, de ações transdisciplinares, efeito da interdisciplinaridade existente no dia-dia do nosso campus Governador Mangabeira do IF Baiano.
Sinta-se convidado a apresentar trabalhos em formato de pesquisa ou relato de experiência e participar, de forma gratuita, dos cursos, oficinas, palestras, entrevistas, debates, depoimentos e apresentações de trabalhos científicos que ponderarão os nossos hábitos e demonstrarão nossa constante e estreita relação com outras formas de vida na biosfera.